No meu copo 480 - Bairrada Follies, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon 2007

Da Lousã damos agora um saltinho ao coração da Bairrada, para regressar a uma marca da Aveleda que conhecemos há já alguns anos e que, embora não se veja muito por aí à venda, me tem agradado sempre que me cruzo com ela.

Trata-se do Follies, que começou por incidir especialmente nos brancos da região dos Vinhos Verdes e na Bairrada, aparecendo também na Bairrada com uma versão em tinto.

A primeira prova foi da colheita de 2004, e agora abri esta de 2007, que tinha sido adquirida em 2010. Cinco anos depois da compra, mostrou o que é a verdadeira Bairrada no seu esplendor. Uma saúde e frescura notáveis para um vinho com 8 anos, pujante sem ser adstringente, encorpado, persistente, taninos bem firmes mas macios, um vinho a pedir carnes bem temperadas, com aromas florais e a frutos vermelhos em mais um bom casamento entre a portuguesíssima Touriga Nacional e a bordalesa Cabernet Sauvignon, que têm demonstrado fazer uma ligação quase perfeita, tanto em tintos como em rosés.

É verdade que a Aveleda tem vindo a alterar o seu portefólio de marcas, mas esta, se ainda houver por aí, é uma aposta a repetir pelas boas provas que já forneceu. E se não for com esta marca, que seja com outra.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Follies, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon 2007 (T)
Região: Bairrada
Produtor: Aveleda Vinhos
Grau alcoólico: 13%
Castas: Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon
Preço com a Revista de Vinhos: 5,95 €
Nota (0 a 10): 8

Comentários