No meu copo 333 - Quinta da Alorna, Touriga Nacional rosé 2011; Quinta da Lagoalva rosé 2010

Era inevitável! Entre os rosés que nos vão passando pelos copos durante o tempo mais quente, mais tarde ou mais cedo uma colheita do Quinta da Alorna há-de aparecer a fazer parte do painel. Neste caso apreciamos dois rosés da região Tejo, que tem produzido alguns dos melhores do género.

Como era de esperar (e já se trata dum clássico na minha garrafeira), o Quinta da Alorna brilhou e confirmou-se como um dos melhores, senão mesmo o melhor que temos por cá (é a minha opinião e vale o que vale – é uma opinião como qualquer outra). Continua com o mesmo perfil de sempre e parece ter atingido o modelo ideal, pelo menos para o meu gosto. Já tive várias ocasiões para tecer todos os elogios a este vinho, pelo que não vale a pena estar a repetir o que já disse anteriormente, relativamente às colheitas de 2010, 2007 e 2006.

No caso do vizinho de Alpiarça, da Quinta da Lagoalva, não se tratando de uma estreia porque já o conhecia dum restaurante, também não deixou ninguém mal. É menos exuberante no aroma, mais discreto, e neste caso impõe-se mais pela suavidade que apresenta e pelo equilíbrio entre corpo, aroma e acidez, terminando com persistência média e delicada. Aconselha-se por isso a que seja consumido preferencialmente com pratos mais leves e delicados. Não é tanto um vinho de refeição como o Alorna, mas mais de entradas, acepipes, petiscos...

O preço também é muito apelativo, pelo que é mais um bom rosé a ter em conta para aquisições futuras.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Quinta da Alorna, Touriga Nacional 2011 (R)
Região: Tejo (Almeirim)
Produtor: Quinta da Alorna Vinhos
Grau alcoólico: 13%
Casta: Touriga Nacional
Preço em feira de vinhos: 4,75 €
Nota (0 a 10): 8,5

Vinho: Quinta da Lagoalva 2010 (R)
Região: Tejo (Alpiarça)
Produtor: Quinta da Lagoalva de Cima
Grau alcoólico: 12,5%
Castas: Syrah, Touriga Nacional
Preço em feira de vinhos: 4,19 €
Nota (0 a 10): 7,5

Comentários