Vinhos em cena 2018 – 2ª edição



Nos dias 23 a 25 de Março de 2018 decorreu a 2ª edição dos Vinhos em Cena, no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa.

Entre os muitos eventos vínicos que vão decorrendo pela capital, este distingue-se por utilizar o palco da sala de espectáculos para receber alguns dos produtores. Outros distribuem-se pelos corredores e outras salas do edifício. Ainda houve lugar a momentos musicais no palco, ao mesmo tempo que os visitantes provavam os vinhos.

A parte mais significativa, contudo, reside no facto de estarem presentes vários produtores que são quase desconhecidos do grande público, sendo assim uma oportunidade para se darem a conhecer.
Neste sentido, quero destacar um produtor do Algarve que me era completamente desconhecido, localizado perto de Loulé, que dá pelo nome de Quinta da Tôr. A grande novidade prende-se com o facto, assumido conscientemente, de apresentar dois vinhos tintos, monocasta Syrah, com elevados teores alcoólicos: 16% e 17%.

Em destaque, igualmente, os vinhos da Quinta Brejinho da Costa, localizada próximo de Grândola e próximo do mar. Com um portefólio muito interessante, destaque para os brancos monocasta Alvarinho e Sauvignon Blanc, e um tinto de Baga, um belo vinho que demonstra muita coragem! Haja coragem para arriscar num vinho de Baga na costa alentejana, e com tão bons resultados.

A Quinta Brejinho da Costa destaca-se também por possuir um programa de enoturismo em que os visitantes são convidados a provar os vinhos disponíveis e criar o seu próprio lote para degustar durante o almoço.

Finalmente, foi ainda possível provar ostras da costa de Setúbal, fornecidas pela antiga champanheria, agora Ostradomus, acompanhadas por um espumante.

Como atracção adicional, decorreram ainda alguns workshops em paralelo com a presença dos enólogos Osvaldo Amado, Vera Moreira e Mário Louro.

À sua dimensão, relativamente reduzida em comparação com outros eventos, este Vinhos em Cena pode e deve apostar na diferença e na inovação, de que a música em palco e a prova de ostras são bons exemplos a seguir.

Kroniketas, enófilo em degustações

Comentários