Gala Tejo'18 - Premiados

Decorreu no passado dia 24 de Março a 8ª edição da Gala Tejo, que distinguiu os melhores no vinho e gastronomia da região.

No IX Concurso de Vinhos do Tejo foram atribuídas duas das três Medalhas Excelência à Quinta do Casal Branco, em Almeirim, pelos seus Falcoaria Fernão Pires Vinhas Velhas branco 2016 e Falcoaria Colheita Tardia branco 2014.

Nos tintos, a Medalha Excelência foi conquistada pelo Casal da Coelheira Private Collection tinto 2015, do Casal da Coelheira, no Tramagal, em Abrantes.

O concurso contou com o maior número de sempre de vinhos e produtores: estiveram em prova 166 amostras (mais 8 em relação a 2017), de 37 produtores (mais 3 do que em 2017), dos quais 22 foram contemplados com 50 vinhos premiados. Deste total, 21 receberam Diploma de Ouro e 29 receberam Diploma de Prata.

No que toca ao Ouro, destaque para a Adega Cooperativa do Cartaxo, a Quinta da Alorna e a Quinta do Casal Branco, que tiveram três destas distinções. Já a Adega Cooperativa de Almeirim, o Casal da Coelheira e a Companhia das Lezírias foram duplamente eleitas na lista dos Diplomas de Ouro. Os restantes produtores premiados foram Agrovia, Casa Cadaval, Encosta do Sobral, Enoport, Lagoalva e Pitada Verde.

Dos 29 Diplomas de Prata, a Quinta do Casal Branco voltou a ganhar três distinções, tal como a Falua. Agrovia, Casal da Coelheira, Enoport, Quinta da Alorna e Quinta do Cavalinho foram galardoadas com duas distinções cada uma. Na lista dos Diplomas de Prata constam ainda a Adega Cooperativa de Almeirim, Adega Cooperativa do Cartaxo, Casa Cadaval, Casa Agrícola Paciência, Casa Agrícola Faia e Filhos, Casa Agrícola Solar dos Loendros, Encosta do Sobral, Fiúza & Bright, Lagoalva, Pitada Verde, Quinta da Badula e Sociedade Agrícola Casal do Conde.

No âmbito dos Prémios Vinhos do Tejo 2017 são contempladas as categorias Empresa Dinamismo e Empresa Excelência entregues, respectivamente, à Adega Cooperativa de Benfica do Ribatejo e à Adega Cooperativa do Cartaxo pela dedicação e determinação no universo vitivinícola.

Manuel Lobo de Vasconcellos e Joana Silva Lopes, enólogo responsável enóloga residente da Quinta do Casal Branco, foram galardoados com o prémio Enólogo do Ano pelo desempenho que os vinhos deste produtor conseguiram no IX Concurso de Vinhos do Tejo, sendo os mais bem pontuados.

O Prémio Carreira foi entregue a duas incontornáveis personalidades do vinho na região: o engenheiro Mário Louro, que tem dedicado a sua vida à cultura do néctar de Baco, dentro e fora das salas onde dá formação, e José Jacinto Freire Rodrigues, proprietário e grande impulsionador da Quinta do Casal da Coelheira, membro do primeiro Conselho Geral da Comissão Vitivinícola Regional, fundada em 1997, na altura como Ribatejo, e, acima de tudo, um acérrimo defensor da união em proveito de um futuro promissor para os Vinhos do Tejo.

Ao mesmo palco subiram ainda os representantes dos restaurantes galardoados no âmbito da 8.ª edição do Tejo Gourmet. Promovido há oito anos consecutivos, começou por ser um concurso de âmbito regional, o que mudou em 2014, ano em que passou a contemplar restaurantes de Norte a Sul de Portugal continental e ilhas. Desde essa altura dá origem a um guia, “Na Rota do Tejo Gourmet”, uma edição anual onde constam os restaurantes participantes.

Dos 51 restaurantes inscritos, 28 receberam Diploma de Ouro e 15 foram distinguidos com Diploma de Prata, de acordo com a avaliação feita à harmonização de Vinhos do Tejo com um menu composto por entrada, prato principal e sobremesa. No que aos prémios diz respeito, os restaurantes que melhor parceria conseguiram foram, por ordem de serviço, Pátio dos Petiscos (Montemor-o-Novo), À Terra, do hotel Vila Monte Farm House (Moncarapacho, Olhão), e Viva Lisboa, do Neya Lisboa Hotel.

A Melhor Promoção foi atribuída ao Grupo El Galego (Santarém), a Melhor Carta de Vinhos do Tejo é a do restaurante Naco na Pedra (Salir do Porto, Caldas da Rainha) e o Prémio Revelação ficou com o Petiscaki (Montemor-o-Novo). O Cisco (Almeirim) tem o galardão de Melhor Restaurante de Cozinha Tradicional enquanto o À Terra levou para o Algarve o prémio Melhor Restaurante de Cozinha Internacional. O 150 Gramas (Vila Franca de Xira) é considerado a Melhor Casa de Petiscos, o ANNA’S Restaurant (Aveiro) tem a Melhor Cozinha de Autor e o Wish (Porto) é o Melhor Restaurante desta edição do Tejo Gourmet.

Informação gentilmente cedida por JOANAPRATAS - Consultoria em Comunicação, que muito agradecemos.

Comentários