No meu copo 588 - Monte Velho Edição Manta Alentejana: tinto 2015; branco 2015

Subimos agora no Alentejo, em direcção a Reguengos de Monsaraz.

Na edição de 2015 do Monte Velho, o Esporão resolveu homenagear as tradicionais mantas de Reguengos de Monsaraz e por isso juntou ao rótulo normal um padrão com um recorte que evoca essa peça. Sobre isso já está muito escrito, por isso remeto mais informação para outros sites e blogs, nomeadamente o do produtor.

O Monte Velho tinto é um dos vinhos que bebo há mais tempo, quase desde o seu lançamento em 1992, e conheci-o ainda quando era um vinho leve a aberto, com apenas ou 11 ou 11,5% de álcool. Depois foi-se transformando num vinho mais estruturado e encorpado, perdendo algum do seu encanto inicial e ficando mais igual a todos os outros, o que me fez deixá-lo mais esquecido e cruzar-me com ele esporadicamente.

Mas esta nova edição despertou-me a curiosidade, até porque a imagem tem vindo a ser renovada, com a menção às castas no próprio rótulo e o nome Esporão em destaque numa faixa inferior. E como entretanto o branco se renovou e se tornou mais apelativo, resolvi juntar os dois na mesma compra e prová-los quase de seguida.

A prova agradou. O tinto mostrou boa estrutura, aroma vinoso e frutado intenso, com notas de bagas silvestres e especiarias, macio na boca e final longo e redondo. Bom companheiro de carnes tradicionais do Alentejo.

O branco, ao contrário do tinto vinificado apenas com castas típicas do Alentejo, mostrou um aspecto cristalino com cor citrina, com aroma a notas de limão e fruta branca. Na boca mostrou-se vivo, intenso e com boa acidez, com final equilibrado e persistente. Um branco mais para o calor ou meia estação, para pratos de peixe com alguma delicadeza mas bom tempero.

Pelos preços disponíveis, serão duas boas compras, pelo que juntamos o branco ao tinto nas nossas sugestões.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Região: Alentejo (Reguengos)
Produtor: Esporão

Vinho: Monte Velho Edição Manta Alentejana 2015 (T)
Grau alcoólico: 13,5%
Castas: Aragonês, Trincadeira, Touriga Nacional, Syrah
Preço em feira de vinhos: 3,59 €
Nota (0 a 10): 7,5

Vinho: Monte Velho Edição Manta Alentejana 2015 (B)
Grau alcoólico: 13,5%
Castas: Antão Vaz, Roupeiro, Perrum
Preço em feira de vinhos: 3,37 €
Nota (0 a 10): 7,5

Comentários