No meu copo 518 - Lagoalva Talhão 1 branco 2014

A Quinta da Lagoalva de Cima, situada a 2 km de Alpiarça, é um dos produtores da região Tejo que em anos recentes tem vindo a impor-se no panorama dos vinhos nacionais com uma variedade de produtos que passam pelos tintos, brancos e rosés, assim como vinhos de lote ou mono e bi-varietais.

Este que agora tivemos oportunidade de apreciar era uma marca desconhecida. Comprei-o por curiosidade para ver como era. A referência ao “Talhão 1” remete-nos para uma parcela de vinha específica, sendo composto por um lote alargado, e pouco vulgar, de 5 castas! Curiosamente, são algumas das minhas castas brancas preferidas... No entanto, esse facto por si só não garante nada de especial, pois por vezes a mistura de muitas castas transforma um vinho que pretendia ser quase tudo a resultar em quase nada. Ainda recentemente tivemos uma experiência desse género com um tinto, igualmente produzido com 5 castas tintas, nacionais e estrangeiras.

Este branco ribatejano, contudo, resultou bem, Cor amarela citrina, aroma intenso a fruta tropical e citrina, na boca é fresco, suave, delicado e medianamente persistente. Aparentemente conseguiu-se juntar ali as melhores características de cada casta, juntando a estrutura, a frescura, a acidez, o frutado, a suavidade e a persistência nas doses certas. Nenhuma casta marca o vinho de forma evidente, antes se complementam na conta e medida necessárias.

Portanto, um bom resultado, um vinho agradável e simples sem ser simplório, e um preço convidativo. A rever.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Lagoalva Talhão 1 2014 (B)
Região: Tejo (Alpiarça)
Produtor: Quinta da Lagoalva de Cima
Grau alcoólico: 12,5%
Castas: Arinto, Alvarinho, Fernão Pires, Sauvignon Blanc, Verdelho
Preço em feira de vinhos: 3,75 €
Nota (0 a 10): 7,5

Comentários