No meu copo 498 - Tavedo branco 2013

Numa deslocação à cidade invicta, aproveitei uma bela tarde soalheira para ir almoçar na Ribeira, ali mesmo com o Douro aos pés.

Deambulei pela marginal à procura do local adequado, sem nada preparado antecipadamente. Olhadela aqui, espreitadela ali, um olhar de relance para alguns menus e resolvi sentar-me numa esplanada à vista da ponte D. Luís, com os barcos turísticos nas proximidades.

A refeição queria-se relativamente simples e rápida, e optei por um prato típico e descomplicado: filetes de polvo com arroz de feijão. Apetitoso, agradável e suficiente, em qualidade e quantidade.

Para acompanhar, o vinho da casa, também descomplicado. Não o conhecendo, era uma boa ocasião para experimentar: um Tavedo branco, da Sogevinus. Feito com casata típicas do Douro, revelou-se aromático com um nariz sedutor de fruta fresca e notas florais. Na boca mostrou-se aberto, elegante e suave, com boa frescura e carácter frutado muito agradável.

Um vinho essencialmente simples mas que cativa logo à primeira impressão. Agradou e valeu a pena. Está na gama abaixo dos 3 € mas é boa aposta para o dia-a-dia.

É para acrescentar às nossas escolhas.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Tavedo 2013 (B)
Região: Douro
Produtor: Sogevinus - Fine Wines
Grau alcoólico: 12,5%
Castas: Malvasia Fina, Gouveio, Rabigato
Preço: 2,99 €
Nota (0 a 10): 7

Comentários