Na minha mesa 429 - Restaurante Bem-Haja (Nelas)

     
 

No regresso a casa, uma passagem há muito desejada por um dos restaurantes de referência da região: o Bem-Haja, em Nelas. Cheguei cedo, com o restaurante ainda vazio. Sentei-me numa mesa perto da entrada, mas estrategicamente colocada junto à janela.

Sala ampla, em tons de pedra e decoração onde predomina o vermelho, com duas mesas de buffet logo depois de franqueada a porta de vidro que dá acesso à sala de refeições: uma com entradas, queijos e doces, e outra com sobremesas. A meio da sala, uns degraus que dão acesso a outra sala, para fumadores, onde existe ainda outra porta de vidro que guarda a vasta garrafeira.

A ementa é vasta e aliciante, mas desde logo somos aconselhados com as sugestões do dia. E como era a sugestão do dia, lá optei pelo inevitável cabrito assado no forno, acompanhado com batatinhas assadas, arroz de miúdos e esparregado. Muito bom, apaladado, e uma meia dose em quantidade que não consegui terminar.

Mais uma vez tive de optar pelo vinho em formato reduzido. Não havendo meias-garrafas, foi-me colocada a opção do vinho a copo (por 3,5 €), tendo à disposição o Pedra Cancela, que curiosamente tem a adega situada a poucas dezenas de metros dali. Assim fiz, e ainda tive de pedir um segundo cálice para acompanhar a refeição.

Finalmente, uma visita ao buffet de sobremesas, onde escolhi umas colheradas de arroz doce e um bolo de chocolate com textura de mousse, muito bom.

Ambiente discreto e requintado, alegre e vivo, mas recatado. Tudo se passa sem espalhafatos, discretamente e quase em silêncio. Serviço rápido, simpático e competente. Confecção irrepreensível em todas as vertentes.

Estamos a falar dum restaurante já de nível acima da média, mas pela qualidade que apresenta o custo da refeição não é excessivo. Compreende-se a procura que tem, e quando de lá saí já a sala estava praticamente cheia, com a chegada de vários grupos, em que predominam as famílias.

No final saí plenamente satisfeito e só apeteceu dizer... bem-haja. E ficou a vontade de voltar, naturalmente.

No regresso a casa, e estando em Nelas, ainda tive tempo de descobrir onde é o famoso Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão e tirar umas fotos, que estão no final deste post.

Kroniketas, enófilo itinerante

Restaurante: Bem-Haja
Rua da Restauração, 5
3520-069 Nelas
Telef: 232.944.903
Preço por refeição: 30 €
Nota (0 a 5): 4,5


  

Comentários