Na minha mesa 428 - Restaurante 3 Pipos (Tonda)

  
 

No caminho de ida para Viseu, para a entronização dos novos confrades, fiz uma pausa no trajecto para almoçar no restaurante 3 Pipos, em Tonda, a caminho de Tondela.

Ambiente familiar, quase rústico, pratos regionais e caseiros, variados. Serviço rápido, simpático e competente. Além do inevitável cabrito, tínhamos como opção um arroz de míscaros e alguns pratos bastante apelativos, mas o funcionário que me atendeu recomendou-me o arroz de míscaros. Assim fiz e não fiquei nada mal servido.

O arroz veio malandrinho, caldoso, com bocadinhos de carne e os famosos míscaros laminados, muito bem temperado. Não resisti a esvaziar a travessa até ao fim.

Já saciado com o prato principal, não deixei de olhar para a montra de doces, na sala de entrada, que estava bastante bem recheada. Havia uma mousse de chocolate bastante atractiva, mas optei pelas Trapalhadas, que acaba por ser o mais ou menos tradicional doce às camadas, que se vê um pouco por todo o lado com as mais diversas designações.

Não querendo beber muito vinho, uma vez que tinha a viagem para completar, pedi ½ jarro de vinho da casa, que agradou. Suave e macio, um tinto típico do Dão por 3 €. Serviu para a função.

Para além da sala onde me sentei, há uma outra sala maior, mais para dentro, que estava repleta e bastante mais barulhenta que a primeira. Na sala de entrada, bastante espaçosa e onde está situado o balcão, fica localizada, à direita, a loja do restaurante, onde se pode comprar vinho e outros produtos regionais.

No final, uma refeição calma, agradável e satisfatória, em ambiente ameno e representativo da boa gastronomia da região. Este 3 Pipos é bom, não é caro e recomenda-se.

Kroniketas, enófilo itinerante

Restaurante: 3 Pipos
Rua de Santo Amaro, 966
Tonda
3460-479 Tondela
Telef: 232.816.851
Preço por refeição: 20 €
Nota (0 a 5): 4,5

Comentários