No meu copo 364 - Pedra Cancela, Selecção do Enólogo 2010

Aproveitando a embalagem de estarmos no Dão, aproveitamos para falar neste que foi adquirido há cerca de um ano com a Revista de Vinhos. Na altura o produtor e enólogo João Paulo Gouveia referiu que esta era uma edição especial limitada, como está indicado no rótulo.

Provei-o há pouco tempo com um prato de carne requintada, e redescobri nesta garrafa uma espécie de “velho” Dão, o Dão que eu conheci quando comecei a provar os vinhos da região, que eram marcados pela elegância e longevidade, e muito antes da febre da madeira e das bombas de fruta e álcool.

Neste Pedra Cancela Selecção do Enólogo encontrei um vinho encorpado mas elegante e suave, com aroma frutado profundo, fim de boca macio mas firme. Muito bem conseguido.

Estilo diferente, este? Não; para mim, este é o verdadeiro estilo do Dão... Aquele que pode marcar a diferença para recuperar o lugar que já teve. Mais do que ir atrás de modas, do que a região precisa é de recuperar as referências que marcaram os seus grandes vinhos em décadas passadas.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Pedra Cancela, Selecção do Enólogo 2010 - Edição Limitada (T)
Região: Dão
Produtor: Pedra Cancela Vinhos do Dão
Grau alcoólico: 13,5%
Castas: Tinta Roriz, Alfrocheiro, Touriga Nacional
Preço com a Revista de Vinhos: 6,00 €
Nota (0 a 10): 8

Comentários