No meu copo 355 - Quinta do Poço do Lobo Reserva 2007; Quinta do Poço do Lobo Reserva, Cabernet Sauvignon 2004

Voltamos aos clássicos da Bairrada para revisitar as Caves São João, agora com novo fôlego e com novos produtos lançados recentemente no mercado, como alguns novos espumantes (um deles premiado com a Escolha da Imprensa no Encontro com o Vinho e Sabores 2013) e novos brancos e tintos, como o Quinta do Poço do Lobo Reserva branco de Arinto e Chardonnay, ou o Caves São João Lote Especial.

Neste caso tratou-se duma prova conjunta de dois exemplares duma das marcas tradicionais da casa, o Quinta do Poço do Lobo, nas duas versões habituais: o Reserva 2007 e o Reserva Cabernet Sauvignon 2003.

O Reserva 2007 apresentou-se pleno de força, cor uma cor rubi opaca, muito estruturado, robusto e persistente, com grande volume de boca, taninos presentes e firmes mas redondos, sem arestas a agredir o paladar. Algumas notas de frutos maduros no aroma e ligeiro tostado resultante dos 12 meses de estágio em pipas de carvalho francês. Um Bairrada tradicional, fazendo um bom casamento da Baga com a Touriga Nacional e o Cabernet Sauvignon, a comporem um conjunto com mais variantes aromáticas.

Quanto ao Reserva Cabernet Sauvignon 2004, habitualmente um dos Cabernet mais bem conseguidos em Portugal, apresentou alguns traços apimentados e aroma a frutos maduros, mas com pouca exuberância para o que é habitual. Os traços mais marcantes da casta estavam lá mas pouco evidentes, parecendo denotar alguma perda de aromas, ou então estava num patamar de evolução menos favorável. Às vezes acontece. Madeira discreta e bem integrada, resultante de 13 meses de estágio também em pipas de carvalho francês.

Não deixando de ser um bom Bairrada, perdeu na comparação directa com o seu parceiro de lote, o que também pode ter influenciado a percepção da prova. Comparar vinhos de lote com vinhos monocasta acaba, muitas vezes, por penalizar estes últimos, que podem ser um pouco ofuscados pela maior complexidade dos vinhos de lote. Para rever a solo.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Região: Bairrada
Produtor: Caves São João

Vinho: Quinta do Poço do Lobo Reserva 2007 (T)
Grau alcoólico: 13,5%
Castas: Baga, Cabernet Sauvignon, Touriga Nacional
Preço em feira de vinhos: 8,99 €
Nota (0 a 10): 8

Vinho: Quinta do Poço do Lobo Reserva, Cabernet Sauvignon 2004 (T)
Grau alcoólico: 14%
Casta: Cabernet Sauvignon
Preço em feira de vinhos: 12,71 €
Nota (0 a 10): 7,5

Comentários