No meu copo 304 - Adega de Pegões, Colheita Seleccionada branco 2011

Devido a diversos afazeres que têm roubado o tempo para a escrita, contamos hoje com a prestimosa colaboração do Politikos na apreciação dum branco que já aqui referenciámos em devido tempo. Trata-se do Adega de Pegões Colheita Seleccionada, cuja análise transcrevemos em seguida.

Há dias ao jantar, a acompanhar uma garoupa grelhada, bebi um Adega Cooperativa de Pegões, Colheita Selecionada, Branco 2011. Não conhecia. Custou-me cerca de 3€ num hipermercado e, depois de provar, considero que apresenta uma excelente relação qualidade/preço. Vai direitinho para as minhas apostas certas de brancos de baixo preço, emparceirando com o Prova Régia, o Caves Velhas, o Muralhas (este branco verde) e afins.

É composto por Chardonnay, Arinto, Verdelho e Antão Vaz, com fermentação e estágio curto em barricas de carvalho americano e francês. Está lá o amanteigado do Chardonnay, os aromas tropicais do Verdelho e do Antão Vaz, a acidez e a frescura do Arinto, a leve tosta da madeira, tudo muito bem integrado. O rótulo e o contrarrótulo são simples mas elegantes. Um vinho com Chardonnay para fazer reconciliar com esta casta o meu amigo Kroniketas, recalcitrante à mesma. Acompanhará bem um peixinho no forno ou mesmo um bacalhau. Não tem obviamente o corpo, a concentração e a persistência dos grandes brancos, mas vale bem mais do que custa, ficando o comprador com a sensação de que fez uma grande compra.

Relativamente às edições anteriores mencionadas neste blogue (1ª aqui e 2ª aqui) constata-se que saiu do lote o Pinot Blanc, cedendo o lugar ao Verdelho, permanecendo as restantes castas. O grau alcoólico ajuizadamente também baixou, de 14º para 13º, como convém, ademais a um branco.

Politikos, enófilo satisfeito

Vinho: Adega Cooperativa de Pegões, Colheita Seleccionada 2011 (B)
Região: Península de Setúbal
Produtor: Cooperativa Agrícola Santo Isidro de Pegões
Grau alcoólico: 13%
Castas: Chardonnay, Arinto, Verdelho, Antão Vaz
Preço em feira de vinhos: 2,49 €
Nota (0 a 10): 7,5

Comentários