No meu copo 299 - Redoma branco 2008; Redoma Reserva branco 2008

Para finalizar este périplo por uma série de brancos que foram sendo provados nas últimas semanas de 2012, chegamos a dois vinhos emblemáticos dum produtor também ele emblemático do Douro: o incontornável Dirk Niepoort, o rosto da Niepoort Vinhos.

Dentro da designada “gama clássica”, cujas colheitas mais recentes tivemos oportunidade de conhecer numa recente prova na Wine O’Clock, os brancos Redoma e Redoma Reserva são duas das principais referências.

Por mera coincidência temporal, aconteceu podermos consumir uma garrafa de cada uma delas, ambas da colheita de 2008 e sempre com pratos de bacalhau no forno.

São dois vinhos de características semelhantes, sendo que aquilo que os diferencia é essencialmente o modo como integram a madeira, uma vez que ambos fermentam em barricas de carvalho francês. Como quase sempre acontece nas provas que faço de brancos, gostei mais do Redoma colheita que do Redoma Reserva. O primeiro apresentou-se globalmente mais equilibrado, com a madeira mais bem ligada com o corpo e os aromas do vinho, com a fruta mais evidente e com uma boa estrutura e persistência. Bateu-se muito bem com o prato de bacalhau e revelou-se o acompanhamento ideal para a ocasião. Já o tinha bebido no célebre jantar Niepoort no restaurante Jacinto em 2009 e, então como agora, agradou-me bastante, podendo até dizer que passados estes três anos o vinho parece ter crescido e estar agora mais maduro.

Já o Reserva pareceu-me demasiado marcado pela madeira (característica que não me agrada particularmente), talvez a revelar que precisaria de mais alguns anos na garrafa para que essa componente amaciasse e ficasse mais casada com os aromas do vinho.

Entre os dois, e para repetir a experiência, eu escolheria claramente o colheita. Tratando-se de dois vinhos de preço elevado, a escolha para levar para casa pende claramente para o mais barato.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Região: Douro
Produtor: Niepoort Vinhos
Grau alcoólico: 13%
Castas: Códega, Rabigato, Donzelinho, Viosinho, Arinto

Vinho: Redoma 2008 (B)
Preço: 14,90 €
Nota (0 a 10): 8,5

Vinho: Redoma Reserva 2008 (B)
Preço: 29,00 €
Nota (0 a 10): 7,5

Comentários