No meu copo 85 - Palmela Pingo Doce, Colheita Seleccionada tinto 2000

Ainda há surpresas agradáveis! À última hora e defrontado com uma bela feijoada de feijoca branca com paio, bom chouriço e farinheira, fui à garrafeira escolher rapidamente um vinho para a acompanhar. Deparei-me com um Palmela DOC - Colheita Seleccionada do Pingo Doce, colheita de 2000, há já alguns anos residente na dita garrafeira.

Numa primeira prova o que se salientou foi o tradicional caramelo da casta Castelão, de que este vinho é produto estreme, que já no aroma se sentira também. Com a permanência no copo evoluiu para um sabor mais alcoólico, embora suave, que o bom corpo ajudou a suportar. De cor vermelha escura, respirava saúde.

Foi uma surpresa porque se revelou em excelente forma para a idade que tinha e o preço que custou! É pena já não haver, visto que transformaram quem em Portugal tinha iniciado as feiras de vinhos numa loja cada vez mais "discount"... Enfim, pode sempre ir-se à origem, visto que este vinho foi engarrafado para o Pingo Doce pela Casa Ermelinda Freitas.

Em suma, um bom Castelão, que nos ajuda a perceber como na região Palmela DOC podem surgir (e surgem!) vinhos excepcionais.

tuguinho, enófilo esforçado

Vinho: Palmela Pingo Doce, Colheita Seleccionada 2000 (T)
Região: Terras do Sado (Palmela)
Produtor: Casa Ermelinda Freitas
Grau alcoólico: 13,5%
Casta: Castelão
Preço em feira de vinhos (2004): 3,65 €
Nota (0 a 10): 7,5

Comentários